"Segundo alguns historiadores as etiquetas de bagagem surgiram por acaso na década de 1880, quando alguns viajantes começaram a recortar os logotipos de papéis timbrados ou envelopes de hotéis da época e colar nas suas malas, para decorar e mostrar por quais lugares haviam passado durante suas férias.
As mais antigas referências a este costume que se tem notícia vem do ano de 1885, quando etiquetas de bagagem foram coladas em uma mala de um viajante da Riviera Francesa. O costume rapidamente expandiu-se e logo foram vistos adesivos de bagagem em países como Áustria, Alemanha, França e Holanda. À medida que a tecnologia de impressão ia se aprimorando, mais sofisticados e bonitos iam ficando as etiquetas de bagagem.
Embora não se tenha estudos específicos sobre quando as etiquetas chegaram a América Latina ou de qual país da região elas se popularizaram primeiro, as mais antigas etiquetas que se encontram por aqui são de cidades como Buenos Aires, Montevidéu e Rio de Janeiro. Porém, é impossível afirmar com certeza em qual cidade o hábito começou", diz o site São Paulo Antiga.
Em Poços de Caldas não foi diferente, conforme atesta a seleção de etiquetas de bagagem acima.
Em Poços de Caldas não foi diferente, conforme atesta a seleção de etiquetas de bagagem acima.
"Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la".
0 comentários:
Postar um comentário
Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .