quinta-feira, 26 de março de 2015

RAMAL DE CALDAS: CURIOSIDADES


Os irmãos Guilherme e Nicolau Rehder empreitaram a construção, iniciada em 1873, do trecho Mogi-Mirim a casa Branca, no interior de São Paulo, da Cia. Mogyana.

Esse trecho da ferrovia passava nas terras de São João da Boa Vista, naqueles tempos ainda uma vila. Em 1878, a Cia. Mogyana construiu ali uma estação, que recebeu o nome de Caldas, mais tarde denominada Engenheiro Mendes.

Em 1883 iniciou-se a construção do Ramal de Caldas, ligando a então estação paulista de Caldas a Poços de Caldas, passando por São João da Boa Vista. Não havendo acordo com os proprietários de terras sobre a cessão de áreas para a passagem dos trilhos, uma nova estação acabou sendo construída no vilarejo de Bom Jesus de Cascavel, mais tarde denominada Aguaí.

Para a obra do Ramal de Caldas foi contratado o engenheiro polonês Alexander Brodowsky, que tornou-se famoso por resolver o problema de ascensão da ferrovia no trecho de serra até Poços de Caldas.

A construção foi dividida em duas seções: da estaca zero até o km 42, contratada com Joaquim Gomes Netto; do km 42 até o ponto final, km 76, em Poços de Caldas, a responsabilidade foi de Nicolau Rehder.

O trecho de serra entre Águas da Prata e Poços de Caldas é considerado o de construção mais difícil executado pela Cia. Mogyana. No Túnel ali existente, em uma das entradas, é possível ver as iniciais de Nicolau Rehder, gravadas no cimento.

Uma história curiosa, contada pelos descendentes de Rehder: quando ficou pronta a ferrovia para Poços de Caldas, as pessoas tinham receio de fazer a primeira viagem, por conta do Túnel e dos Pontilhões (o Tajá é o maior deles).

"Nicolau fez uma viagem colocando toda sua família e os operários que trabalharam na construção num vagão, subindo a serra em marcha-ré. Terminada a façanha, disse a todos que o aguardavam na estação final: 'Se nada aconteceu à minha família, nada acontecerá a ninguém'", relata o livro Alemães, Suecos, Dinamarqueses e Austríacos em São João da Boa Vista, de Jaime Splettstoser Junior, fonte das fotos abaixo, de 1910, pertencentes ao acervo do Museu da Cia. Paulista de Ferrovias.

Brodowsky foi nome de uma rua em Poços de Caldas, hoje a Rua Padre Feijó, no centro da cidade.

 
Estação Poços de Caldas
 Trecho da Serra
 Tajá
 Túnel
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
"Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la".

0 comentários:

Postar um comentário

Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .