Notícia publicada no Blog do Governador Anastasia:
"Na semana em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, a conclusão do restauro de um quadro que retrata toda a delicadeza feminina foi destaque no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), órgão vinculado ao Sistema Estadual de Cultura.
A história da pintura de boa qualidade, medindo 91 x 66 cm, é um emaranhado de interrogações. Sem datação, assinatura, autoria atribuída ou relatos a seu respeito, muito pouco se sabe sobre a obra, que foi encontrada há alguns anos em um depósito do Palace Hotel, em Poços de Caldas, e parece ser do princípio do século 20. Nela, estão retratadas nove jovens figuras femininas (aparentemente espanholas), cercadas ao fundo por vultos masculinos.
Restaurado, o quadro foi devolvido esta semana à Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), proprietária do hotel, que se encontra arrendado a terceiros. O órgão ainda não definiu a destinação da tela".
Fonte: Agência Minas, foto Divulgação Iepha
Fonte: Agência Minas, foto Divulgação Iepha
Não tem conversa. É de Poços de Caldas, foi retirado daqui sabe-se lá quando, mas se estava há anos num depósito do Palace Hotel, lá chegou e ficou por algum motivo. Portanto, hora de devolverem. Questão de justiça. Ou será que a Codemig, proprietária também do Palace Casino, não poderia levar embora os "lustres tchecos" do patrimônio?
Assunto encaminhado ao Condephact para providências.
"Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la".
ATUALIZANDO: em 1o. de junho de 2012 enviei o email abaixo ao Diretor-Presidente da Codemig, com cópia ao prefeito Paulo César Silva. Vamos aguardar as providências.
Ao Exmo. Sr.
Oswaldo Borges da Costa Filho
Diretor-Presidente da Codemig
Sr. Diretor,
tomei conhecimento por meio do blog do Governador Antonio Anastasia, em http://blogdoantonioanastasia.wordpress.com/2012/03/13/governo-de-minas-iepha-conclui-restauracao-de-quadro-misterioso/, que uma obra encontrada no Palace Hotel de Poços de Caldas, sobre a qual não existem informações sobre autoria ou data, foi restaurada e devolvida à Codemig. Embora a Codemig seja proprietária do Palace Hotel, local onde foi encontrada a obra, na mais justo do que devolvê-la à cidade.
Muitas são as possibilidades de exposição da obra -o próprio Palace Hotel, o histórico prédio da Prefeitura, entre outros- inclusive destacando a restauração e as curiosidades apontadas no texto da Agência Minas, que informa que o "órgão ainda não definiu a destinação da tela".
Tenho certeza que devolvendo a obra a Poços de Caldas, a Codemig estará prestando um relevante serviço cultural.
Desde já agradeço a atenção, colocando-me à disposição.
Rubens Caruso Jr.
Jornalista - Editor do Memória de Poços
2 comentários:
Isso porque duvido que alguem da administração publica soubesse da existencia da tela e muito menos da sua retirada...quer dizer que poderiam ter se apropriado da obra sem maiores problemas,felizmente reconhecem o local de origem...
De acordo com o presidente do Condephact, o quadro já voltou ao Palace Hotel e está na suíte presidencial. Ótima notícia. E, para variar, a Codemig ignorou meu email...
Postar um comentário
Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .