Raríssima imagem do acervo do Memória de Poços de Caldas mostra uma composição da Cia. Mogyana passando nas proximidades do antigo Posto Zootechnico, hoje Country Club. Observe o reflexo do trem na água. É uma bela cena, que pode repetir-se -guardadas as diferenças impostas pelo crescimento da cidade- se prefeito e secretário de turismo empenharem-se na proposta de implantação do Trem Turístico de Poços de Caldas no trecho urbano da ferrovia.
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
"Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la".
5 comentários:
Apenas para ilustrar, o traçado que temos hoje não coincide com aquele da época da foto. Quando da inauguração, a linha passava mais embaixo, seguindo aproximadamente pela rua América do Norte, alcançando então os antigos pilares da Mogyana. Aproximadamente em 1943 o antigo percurso foi alterado para o leito atual.
Alvaro, é isso mesmo, e a data coincide com aquela gravada (1944) na ponte defronte a cadeia, cuja foto já publiquei. A diferença com a foto seria de mais ou menos um quarteirão, no bairro Novo Mundo.
Um abraço!
quer dizer que o lago do country é natural? que cena linda....mas...confesso que as vezes fico um pouco deprimida com imagens assim....mas nao as dispenso!
A frase "Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la" é o jornalista Eduardo Bueno. Sempre a cita ao fim de um episódio da série de filmetes vinculados no canal History Channel Brasil, onde ele conta a História do nosso país abordando aspectos pouco discutidos nos tradicionais livros de História.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Bueno)
Perfeito, Victor Hugo. De fato e fiz essa mesma observação em http://www.memoriadepocos.com.br/2012/01/o-polytheama-poderia-ter-sobrevivido-ii.html . Lá escrevi: "Vale destacar uma frase que o jornalista Eduardo Bueno usa em sua série de pequenos programas no History Channel e que será adotada pelo Memória de Poços de Caldas: Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la."
Obrigado pela contribuição e aguardo outras ainda mais consistentes em especial as do seu acervo familiar.
Saudações.
Postar um comentário
Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .