segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O TREM DE CAMPOS DO JORDÃO

Notícia publicada no site UOL:
    
"Estrada de Ferro de Campos do Jordão será recuperada
São Paulo - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quarta-feira a recuperação da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Serão investidos R$ 4,1 milhões na ferrovia por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM). Os recursos serão destinados à compra de máquinas e equipamentos necessários à manutenção das vias. Segundo governador, a revitalização será feita dentro da proposta de trens turísticos. A previsão é que as obras fortaleçam o turismo na região.
  
Em maio deste ano, a ferrovia já havia recebido R$ 2,9 milhões para obras emergenciais, que foram concluídas em outubro. As obras permitiram o restabelecimento das viagens turísticas que atendem os roteiros Campos do Jordão-Pindamonhangaba e Campos do Jordão-Santo Antônio do Pinhal. Os ingressos para as viagens de sexta, sábado e domingo já estão esgotados até o dia 9 de janeiro do próximo ano. Daqui a três anos, a Estrada de Ferro comemorará 100 anos de atividade".
  
Mal comparando, a Ferrovia em Poços de Caldas, se estivesse operando, teria completado 125 anos, inaugurada como ramal da Mogyana em 22 de outubro de 1886. Em São Paulo, o governador anuncia o investimento milionário no trem turístico, enquanto nossa cidade tenta sepultar rapidamente o patrimônio ferroviário, cercando a Estação com muros privados "devidamente" autorizados pela prefeitura. Importante observar a demanda turística em Campos do Jordão: aos finais de semana os ingressos para passear no trem estão esgotados até janeiro, enquanto em nossa Estação jaz um improvável trailer em cujo interior estão depositados -acredite- bambus!
   
Felizmente resta a esperança no Ministério Público Federal (não confundir com o MP estadual), que está bastante empenhado em preservar o que pertence a todos os brasileiros. Por aqui, decorridos três meses desde que foi protocolado pelo editor do Memória de Poços de Caldas um pedido de tombamento de todo o remanescente do patrimônio ferroviário, no Condephact, este conselho sequer se dignou a informar se o assunto andou. No site da prefeitura constam apenas as lacônicas expressões "tramitando" e "atrasado" -muito pouco diante da importância da ferrovia na história da cidade. No mesmo site é possível acompanhar a importantíssima notícia sobre a instalação de painéis fotográficos nos tapumes que cercam a Thermas Antonio Carlos, destacando inclusive que o trabalho tem "patrocínio" da empresa que está reformando o Balneário.
  
Enquanto isso, servidores da prefeitura prometem aos moradores da rua Beira-Linha o asfaltamento no local. Patrimônio histórico asfaltado, pode? 
   

3 comentários:

Clodoaldo disse...

Itu também está investindo trem turístico...ao ler o link o que desanima(ou não) é de onde vem o material para reconstrução. http://www.itu.com.br/eventos/noticia/trem-republicano-entre-salto-e-itu-contara-com-materiais-mineiros-20111021

Clodoaldo disse...

http://www.itu.com.br/conteudo/detalhe.asp?cod_conteudo=21850 mais um link

Rubens Caruso Jr. disse...

Clodoaldo, obrigado. Vou pautar o assunto já!

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