O mapa acima resume alguns projetos de 1905, do prefeito David Benedicto Ottoni. Como a imagem não é bem definida, Memória de Poços de Caldas fez algumas observações, especialmente o traçado em amarelo, denominado Avenida de Contorno, que passaria pela borda da Serra de São Domingos, zona leste, zona sul e oeste, margeando ainda dois grandes parques, destacados em verde: o "Parque Florestal", na zona sul, que englobaria o Aeroporto e até mesmo a área onde hoje se discute a implantação ou não do chamado Paço Municipal; o "Parque das Antas", na zona oeste, hoje tomado por indústrias e residências, além da Represa Bortolan.
A legenda original da imagem, publicada no livro "Poços de Caldas", de Homero Benedicto Ottoni, destaca: "Parque Florestal na bacia do ribeirão das Vargens, onde se preservariam a fauna e a flora regionais. Do represamento do ribeirão originar-se-ia extenso lago propício a esportes náuticos".
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
1 comentários:
Me parece que o Jardim Botânico foi implantado em parte da àrea do Parque das Antas....Feliz coincidência !!!
Postar um comentário
Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .