terça-feira, 19 de julho de 2011

O TREM DAS ÁGUAS TERMAIS - PASSADO E VIABILIDADE

As imagens acima mostram um pouco do que nós poçoscaldenses e os milhares de turistas que visitam a Cidade estão perdendo: trata-se do antigo Trem Turístico que ligava Poços de Caldas a Águas da Prata, na entrada do túnel que há na deslumbrante serra que une as duas cidades, bem próximo do também precioso Viaduto do Tajá. As fotos estão disponíveis no site Estações Ferroviárias do Brasil, excepcional trabalho de Ralph Mennucci Giesbrecht. Conta ele que o trem passava a "um dedo" de distância da entrada do túnel -"um dedo com anel já não passava".
 
Quem tem boa vontade e gosta de pesquisas pode deparar com outro material interessante: um estudo acadêmico da Unicamp, denominado PROJETO MARIA FUMAÇA: TREM TURÍSTICO ENTRE POÇOS DE CALDAS E ÁGUAS DA PRATA, de autoria de Mauricio G. Martins, Paulo Z. Sanchez, Márcia M. Mukaida e do Prof. Dr. Orlando Fontes Lima Jr.. A íntegra do material está aqui aqui.
 
Entre muitos detalhes do trabalho, destaco: "O projeto se apresentou viável para os padrões de investimentos ferroviários". Pois é. Esse trabalho é um ponto de partida, uma referência, a prova de que se quiserem ao menos estudar o assunto, é possível. O que não dá para aceitar é saber que da secretaria de Turismo, entidade oficial que ocupa a Estação, se observa a destruição do patrimônio e o fechamento do leito por muros privados, entre outros problemas. Já enviei um email ao Professor Fontes Lima, solicitando outras informações.
 
É preciso também aprofundar o conhecimento do sistema de operação do trem turístico. Para mim é óbvio que em Poços de Caldas não está habilitada a operar um empreendimento dessa natureza -e o Teleférico é um caso clássico: "gerido" pela prefeitura, quebrou algumas vezes, deixando o povo pendurado lá em cima, e numa dessas quebras a prefeitura “assumiu o risco” do problema depois de alertada pela empresa de eletricidade. Relembre esse caso aqui.
 
Confesso que fiquei impressionado com o trabalho feito em São Lourenço e imagino exatamente a locomotiva a vapor e seu inegável charme de “Maria-Fumaça” como um espetacular atrativo turístico para a cidade, muito mais interessante que os milhões que a Prefeitura gastou nos dois últimos anos com decoração (alugada) de Natal.
 
Tenho dúvidas elementares sobre o tema, claro. Não tenho interesse comercial ou econômico pois foge completamente das áreas em que atuo. Na mesma ótica e conhecendo a mentalidade provinciana que impera em certos assuntos, não gostaria de ver esse projeto nas mãos de um empresário apadrinhado que vai detonar a ideia em pouco tempo. Por isso, vejo caminho numa entidade como a ABPF (Associaçao Brasileira de Preservação Ferroviária), que opera sem fins lucrativos e que já demonstrou em muitos projetos implantados inegável capacidade de conduzir a trem de Poços de Caldas de volta aos trilhos. 
 
O foco é dar um passo de cada vez, sempre planejando o próximo: primeiro parar a destruição e a inutilização do patrimônio histórico ferroviário; depois, sonhar e trabalhar pela volta da "Maria Fumaça" ligando Poços de Caldas e Águas da Prata, para começar. A Cidade tem muito a ganhar. Acredite.
 
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
 

2 comentários:

Rafael Ferreira disse...

Ouvi na ''radio boatos'' que os muros erguidos recentemente ao final da beira linha são futuras instalações do restaurante habib's...legal,sera que o terreno ta disponivel pra posseiros?

Rubens Caruso Jr. disse...

Rafael, construíram muros ali o Posto Ipiranga e o Habibs, além de um outro cuja autoria ainda é desconhecida. Quero crer que empresas com essas renomadas bandeiras estão agindo dentro das melhores regras. Saudações.

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Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .