"O banqueiro Walther Moreira Salles, presidente do Conselho de Administração do Unibanco, acaba de construir, em Poços de Caldas, Minas Gerais, um edifício exatamente no lugar onde foi fundada a Casa Bancária Moreira Salles, em 1924, início do império de sua família. Todo em mármore e granito, o edifício não possui janelas -sua iluminação é feita através de vidros colocados estrategicamente no teto. Em seus três blocos superpostos, coexistem uma agência do Unibanco, o espaço para um futuro museu da empresa e um apartamento para uso de Salles. Mais que a sede de um banco, a construção é um monumento -é a forma original que Moreira Salles encontrou para homenagear seu pai e fundador da empresa, João Moreira Salles, já falecido". Nota publicada na revista Veja, edição 737, de 1982
A foto do alto é de um cartão-postal circulado em 1915, e está disponível aqui, junto a outras belas imagens da cidade. Já a foto acima, de Adriano Mussolin, editor do Blog do Adriano, mostra o mesmo local -a esquina das Ruas Assis Figueiredo e Prefeito Chagas atualmente.
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
1 comentários:
É triste ver a fachada do banco descaracterizada e o prédio sujo. Quando era Unibanco a fachada era limpa, o atendimento era ótimo até para não clientes com funcionários gentis e cordiais. Alguns exemplos de cuidados com os prédios na cidade Londrina:
http://www.panoramio.com/photo/29410982
http://londrina.odiario.com/londrina/noticia/454405/patrimonio-historico-do-pr-tomba-palacete-dos-garcia-cid/
http://v4.cache8.c.bigcache.googleapis.com/static.panoramio.com/photos/original/56191181.jpg?redirect_counter=1
Postar um comentário
Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .