A foto acima, do acervo de Ralph Lundgren, mostra um dos mais importantes aviões da história militar brasileira e mundial -o North-American T-6- já em versão civil, no aeroporto de Poços de Caldas. O T-6 serviu à FAB por 34 anos, foi fabricado sob licença no Brasil entre 1946 e 1951, na fábrica de aviões de Lagoa Santa, Minas Gerais. No total, 81 unidades foram produzidas no País.
Foto da década de 1980. Para saber mais, acesse o link.
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"O assunto é sobre uma foto de um avião T-6 em Poços de Caldas que está publicada no Memória de Poços e que os detalhes se referem mais ao tipo da aeronave. Gostaria de acrescentar maiores detalhes obtidos por mim, com relação ao fato da presença do avião na cidade.
Na verdade foram dois T-6 que vieram a Poços de Caldas, por ocasião da inauguração ou implantação nos anos 80, de uma linha aérea operada pela TAM, que começou com aviões "Bandeirante", partindo de Ribeirão Preto, fazendo escala em Poços e indo até o Rio de Janeiro, voltando a Poços e terminando o voo novamente em Ribeirão Preto. No dia do voo inaugural, contratados pela TAM, vieram dois aviões North American T-6 da Equipe Acrobática "Dragões do Ar", comandada pelo Ex-Piloto da Esquadrilha da Fumaça, Coronel Portugal Motta, para fazerem a propaganda do evento.
Realizei algumas pesquisas e fiz um contato com o filho do Cel. Portugal Motta, que se chama Sérgio Portugal Motta e que praticamente aprendeu pilotar com seu pai, e atualmente é piloto de helicóptero de uma grande empresa no Estado de São Paulo.
O Sérgio me enviou um texto do qual destaco a título de ilustração, alguns trechos:
'Me lembro que meu pai falava sobre isso, a TAM estava implantando umas linhas e meu pai chegava e fazia as demonstrações e a TAM fazia o alarde, a propaganda, tanto que foi o Rolim que era muito amigo do meu pai que patrocinou as pinturas das aeronaves que foram feitas no Campo dos Afonsos no Rio de Janeiro. Essa pintura foi feita me lembro pois era bem criança, em 1976. Sei que por ser filho sou suspeito, mas acho que a pintura que meu pai criou para os T-6, foi a mais bonita de todos os T-6 que já vi. Uma coisa para você saber, ele fez naquele velho modelo da Revel (plastimodelismo), de um Zero Japonês, acho que foram testes e testes até chegar ao que ele queria e ele levou o modelo para a pintura no Campo dos Afonsos, ou seja, não tinha computadores nem desenhos 3 D...rs. O velhão foi co-piloto da Real e da Aerovias Brasil, no final dos anos 50, ele tinha saido da FAB por um tempo e depois voltou para entrar na reserva em 1971. Sobre a Esquadrilha da Fumaça, meu pai foi um dos que criaram ela, e ele fez a primeira bolacha (distintivo) que usaram, foi integrante nos anos 50 e depois voltou por um tempo quando o Braga, já estava no comando. Tenho um grande carinho pelo Braga, e meu pai também tinha dele, e ele do meu pai, tanto que uma vez meu pai falou, vou antes de você, e o Braga, para com isso Portugal, eu vou antes,....no final meu pai morreu cerca de 4 meses antes do Braga, o incrível, ambos foram no mesmo ano, 2003. Rubens, embalei aqui, espero ter ajudado, vamos mantendo contato amigo, qualquer coisa estamos aqui. Grande abraço amigo'.
Além da foto que está no site Memória de Poços, estou, via Sérgio Portugal Motta, lhe enviando mais cinco fotos dos T-6 dos "Dragões do Ar".
Um forte abraço, meu amigo, e continuo ligado no Memória de Poços".
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