Foto Antiga da cidade, mostrando aspectos urbanos da Freguesia de Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas, que depois se tornaria Villa dos Poços de Caldas, a partir de 1886, ano da imagem acima, o mesmo da visita do Imperador Dom Pedro II. A foto foi feita a partir do Morro do Itororó, que ficava atrás da atual Igreja Metodista, nas esquinas das ruas Rio Grande do Sul e São Paulo. O morro desapareceu na década de 1950.
A imagem abaixo indica alguns pontos importantes:
1- Rua do Itororó, hoje Rua São Paulo
2- Rua Marquez do paraná, atual Rua Assis Figueiredo
3- Rua dos Poços, atual Rua Rio de Janeiro
4- Capela Nosso Senhor do Bom Jeses da Cana Verde, atual Igreja de Santo Antônio, a primeira da cidade. Foi inaugurada em 1883, permanecendo como Igreja Matriz até 1913
5- Casa do Coronel Agostinho Junqueira, demolida no século 19
6- Estação da Companhia Mogyana de Estradas de Ferro, inaugurada pelo Imperador no mesmo 1886
7- Hotel da Empreza
8- Chalé construído em 1886 para hospedar o Imperador e a Imperatriz, mais tarde tornando-se consultório do Dr. Pedro Sanches de Lemos
9- Passadiço coberto sobre o córrego, ligando o chalé ao Balneário
10- Balneário Pedro Botelho
Foi possível determinar o ano da foto por dois elementos ausentes na imagem: o Chalé do Conde Prates, cuja construção foi concluída em 1887; a torre da caixa d´água, de 1887, que ficava ao lado do Balneário.
Fonte: Memorial da Cia. Geral de Minas, de Don Williams e Alex Prado. A foto é do acervo do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas.
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
0 comentários:
Postar um comentário
Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .