Poços de Caldas, do alto de seu quase século e meio de história, é um bebê diante dos mais de 500 anos do País. Mas basta apenas um segundo para que um ato simples como o envio de um cartão-postal traduza-se num eterno momento.
É o caso da imagem acima, do acervo do Memória de Poços de Caldas. O cartão foi enviado no dia 27 de setembro de 1921, com a seguinte mensagem: "Ao bom amigo, lembranças, agradecimentos e um abraço do collega Costa Santos. Muito obrigado".
O destinatário do postal: "Ao Ilustre Almirante Felinto Perry - Digníssimo Diretor da Escola Naval de Guerra - Rua Dom Manoel, Rio de Janeiro".
Quem foi o "bom amigo"? "O Almirante Felinto Perry foi um oficial de reconhecida notabilidade no meio naval. Seu conhecimento e entusiasmo pelos submarinos o credenciaram a chefiar a Sub-Comissão Naval da Europa, de 1912 à 1914, acompanhando a construção dos primeiros submarinos de nossa Marinha. Ao regressar ao Brasil, criou e organizou a Escola de Submarino e Aviação, e foi nomeado seu primeiro Diretor. Exerceu significativos cargos de Comando no Mar, como o Encouraçado São Paulo, entre 11 de setembro de 1917 e 16 de janeiro de 1918, sendo também o primeiro Comandante da Flotilha de Submarinos, atual Força de Submarinos".
Quis o destino que, décadas depois, o cartão voltasse ao ponto de origem.
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
0 comentários:
Postar um comentário
Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .