Já ouviu falar em Joaquim Lourenço de Azevedo Filho? Saiba um pouco da história deste ilustre personagem, nascido em Espírito Santo do Pinhal-SP, em 19 de novembro de 1872.
.
"Espírito culto e ao mesmo tempo aventureiro e irrequieto, aos 21 anos, prestando serviço militar, embrenhou-se com afinco em seus estudos musicais; encarou sua verdadeira vocação e desde cedo tornou-se um verdadeiro gigante da arte musical. Homem preparadíssimo, foi jornalista, maestro e compositor. Alegre, espirituoso, modesto e leal, era sempre bem recebido em qualquer roda. De 1900 a 1910 foi a época das suas grandes composições: mais de 100 produções espalhadas por todos os lugares em que passou.
.
Do seu cérebro saíram valsas, maxixes, dobrados, peças sinfônicas, operetas, marchas marciais e tantos outros estilos. Peças como “Sabiá do Sertão” e “Soberana” alcançaram projeção internacional.
.
Em 1920, com a composição da marcha “Rei Soldado”, em homenagem ao monarca Alberto I, foi agraciado com a comenda da Ordem da Coroa da Bélgica.
.
Já em 1929, quando a banda do exército dos Estados Unidos foi para uma turnê na Europa, seu nome foi incluído entre os maiores compositores do mundo.
.
Aos 60 anos, em 1932, durante o movimento constitucionalista denominado Revolução de 32, alistou-se como voluntário no Batalhão Ferroviário, ostentando a patente de 1º tenente.
.
Tendo ficado vago o cargo de regência da Banda da Força Pública do Estado de São Paulo, com a aposentadoria do maestro Antão Fernandes, os maiores maestros da época canditaram-se ao cargo, mas o maestro Azevedo foi o eleito.
.
Veio para Poços de Caldas ocupando o posto de "Regente da Banda" nas décadas de 30 e 40 . Destaca-se no grupo, à mesma época, a presença de outros grandes músicos como o trompetista Mário Costa, os bateristas Ataulpho Marques e Otaviano Rocha e também o clarinetista e saxofonista Antônio Beccaro que, como o Maestro Azevedo, dedicaram grande parte de sua existência em prol da música e desta banda (Poços) de mais de 90 anos." (texto adaptado do site http://www.glosk.com/).
.
"Maestro Azevedo" empresta seu nome à Banda Municipal de Poços de Caldas.
.
Foto: apresentação da Banda Maestro Azevedo no Coreto, em 2008.
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.
0 comentários:
Postar um comentário
Memória de Poços de Caldas é um trabalho cultural, sem fins lucrativos, e democrático. Aqueles que quiserem se comunicar diretamente com o autor podem fazê-lo pelo email rubens.caruso@uol.com.br .